A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO RESÍDUO SÓLIDO
São metais que podem, quando manipulados e descartados de forma inadequada, provocar danos ao homem e ao meio ambiente.
De uma forma geral, esses materiais eram utilizados no processo de solda das placas eletrônicas, revestimentos e composição de partes e peças mecânicas e elétricas. Os seguintes metais foram eliminados:
As substâncias nocivas alvo da diretriz RoHS são agressivas a saúde humana quando descartadas de forma errada e combinadas com agentes externos que promovem a degradação das partes que contêm esses componentes.
O ciclo de um componente que possui o chumbo em sua composição e como descarte irregular pode afetar o homem e o meio ambiente.
A ação da chuva ácida numa placa de circuito impresso danificada e descartada de forma errada no meio ambiente, sequestra o chumbo do restante do material e o solubiliza no lençol freático, contaminando as águas superficiais. Essa água contaminada pode então ser consumida por animais e o próprio homem.
Chumbo (Pb);
Encontrado na indústria de baterias automotivas, chapas de meta semiacabado, placas eletrônicas, canos de metal, cable sheating, aditivos em gasolina, munição;
Indústria de reciclagem de sucata de baterias automotivas para reutilização;
De chumbo, componentes eletrônicos e no processo de soldagem utilizado;
Na indústria eletro-eletrônica.
Atinge o sistema nervoso e o sistema cardiovascular, e tem efeito acumulativo e altamente tóxico em animais, plantas e micro organismos.
Cádmio (Cd);
São utilizados em pigmentos e pinturas, baterias, processos de galvanoplastia, solda, acumuladores, estabilizadores de PVC, reatores nucleares. Também utilizado na fundição e refinação de metais como zinco, chumbo e cobre. Minerais de zinco constituem a principal fonte de cádmio. Este elemento é obtido durante os processos eletrolíticos de fundição utilizados para refinações de zinco e outros metais Todos os concentrados de zinco apresentam como constituinte menor e inevitável de 0,1 a 0,3% de cádmio. Utilizado em baterias NiCd. Cancerígeno, ataca os rins e causa desmineralização óssea. Bioacumulativo, tóxico e resistente à decomposição.
Mercúrio (Hg);
Principais fontes são a mineração e o uso de derivados na indústria e na agricultura; células de eletrólise do sal para produção de cloro. A mineração contribui com 50% e o restante provém de atividades industriais (catálise, fabricação de equipamentos elétricos, pintura e fabricação de pesticidas). Utilizado em baterias, lâmpadas fluorescentes, sensores, relés e chaves. Causa danos ao cérebro e tem características cumulativas. É acumulado por organismos vivos.